quarta-feira, agosto 30, 2006

Banho 29 Revive Tradição em Lagos e Manta Rota








Gentes da serra vão a banhos em Lagos numa festa popular que perdura no tempo. A tradição também foi cumprida esta manhã na praia da Manta Rota.





Quem na noite de 29 de Agosto se chegar à beira-mar, verificará talvez um movimento desusado. Desde o pôr-do-sol, aparecerão grupos de pessoas vindas não se sabe de onde, com burros, toalhas e mantimentos.




São os camponeses que vêm para o “Banho 29”, um misto de tradição folclórica e de ritual a cumprir, transmitido de pais para filhos com a indicação de que o banho daquela noite vale por 29.







A tradição transformou-se numa manifestação de carácter popular e um dos principais eventos culturais de Lagos. Como forma de relembrar, reviver e preservar esta tradição, a autarquia organiza um programa festivo no Cais da Solaria, com animação musical, este ano a cargo da artista “Romana”, concurso de trajes de banho, animação de praia e o obrigatório banho nocturno.









Serranos foram a banhos na Manta Rota

Na praia de Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António, também foi cumprida, esta manhã, o banho em honra das Festas de São João da Degola.



Tratou-se do tradicional “banho santo”, o ponto alto das celebrações daquelas festas.



O "Banho Santo" dá-se sempre no dia 29, quando, em meados do século passado, centenas de pessoas vindas da serra algarvia, se deslocavam à praia da Manta Rota acompanhados dos seus animais de carga para "dar banho".


 

Sem comentários: