segunda-feira, setembro 04, 2006

Especialistas discutem pré-história:investigação sobre os vestígios da antiguidade do homem na Península Ibérica entre outros assuntos

 Arqueologia: Especialistas discutem pré-história de 4 a 9 de Setembro em Lisboa
Cerca de 2.500 especialistas de todo o mundo vão discutir a partir de segunda-feira, em Lisboa, as últimas descobertas pré-históricas, com destaque para as que apontam para a presença humana na Europa Oriental há cerca de dois milhões de anos.




Estas e outras descobertas relacionadas com a origem e evolução humana serão apresentadas ao longo de uma semana no XV Congresso da União Internacional das Ciências Pré-históricas e Proto-Históricas.


Luiz Oosterbeek, secretário-geral do Congresso, disse à Lusa que vão ser apresentados cerca de 1.500 trabalhos científicos que fazem o balanço dos últimos cinco anos de investigação pré-histórica em todo o mundo.


Os estudos da "chegada" do homem à Europa (proveniente de África) há dois milhões de anos, ou seja um milhão de anos antes do que se pensava, vão ser apresentados por uma equipa franco-georgiana de investigadores, adiantou.


Serão ainda apresentados estudos sobre as origens do homem em África em etapas anteriores a estes dois milhões de anos, estudos sobre ADN fóssil e sobre temas como as construções megalíticas no mundo.

Os trabalhos sobre Portugal a apresentar neste congresso versam essencialmente os períodos paleolítico e neolítico, indicou Oosterbeek.



Serão ainda divulgados os resultados de uma investigação sobre os vestígios da antiguidade do homem na Península Ibérica, um trabalho desenvolvido sobretudo na região espanhola de Atapuerca, próxima de Burgos.



Os trabalhos do Congresso, que decorrem na Cidade Universitária, incluem cerca de 100 sessões de trabalho, com 22 salas a funcionar em simultâneo.

Todos os dias à hora de almoço haverá conferências públicas destinadas a apresentar ao público as principais descobertas ou temas novos da pré-história mundial.



Na sexta-feira serão apresentadas em conferência de imprensa as principais conclusões de cinco dias de trabalho.

A União Internacional das Ciências pré-históricas e proto- históricas foi fundada em 1931 (herdando a tradição dos antigos Congressos Internacionais de Antropologia e Arqueologia pré- históricas).



Alvor de Sintra

Sem comentários: