sábado, setembro 16, 2006

Museu de Arqueologia de Silves

Museu de Arqueologia



No início dos anos 80, quando a Câmara Municipal de Silves, efectuava uma intervenção numa casa de habitação do século XIX para aí construir a Cantina Municipal, são postos a descoberto importantes vestígios arqueológicos, que até hoje não encontraram par em todo o mundo, dado o seu estado impecável de conservação. Tratava-se de um reservatório de água, construído em grés de Silves, nos séculos XII-XIII, pelos Almóadas (povo árabe). O Poço-cisterna, como então se convencionou chamar-lhe, de forma circular, com cerca de 4 metros de diâmetro e 18 de profundidade, circulando por uma escadaria em caracol, apresentava vários nichos por onde se podia aceder à água mais facilmente, quando o seu nível descia.


Tal achado, o fruto das intervenções arqueológicas efectuadas no pátio da casa onde foi encontrado, bem como as que se iniciaram no Cerro da Rocha Branca e mais tarde no Castelo de Silves e ainda outros achados furtuitos encontrados aqui e ali, na área urbana e arredores da cidade, fez com que a autarquia rapidamente alterasse os seus planos e decidisse criar o Museu Municipal de Arqueologia, cuja inauguração se verifica em Setembro de 1990.


No edíficio que se constrói no local observam-se algumas marcas da linguagem arquitectónica árabe, bem patente no grande arco em ferradura da sua fachada principal e ainda quanto ao recurso a materiais e tonalidades usadas por aqueles povos. Desenvolve-se o mesmo, em três pisos, constituíndo o Poço-cisterna Almoáda a peça central e o elemento ordenador de todo o edifício. O alçado posterior do Museu é travado por um troço da muralha de Almedina, igualmente Almoáda, que é observável por uma cortina de vidro e constitui uma enorme mais valia para o museu, dado, não só o seu impacto visual como o facto de se poder aceder à mesma através do próprio museu. Para além dos espaços consignados à exposição do espólio arqueológico, o museu dispõe ainda de sala para exposições temporárias, sala de conferências e espaço para armazenamento e conservação de espólios entregues à sua guarda.


O Museu de Arqueologia de Silves apresenta colecções de peças arqueológicas dos períodos Paleolítico e Epípaleolítico, Neolítico, Calcolítico, Idade do Bronze, I Idade do ferro, II Idade do Ferro, Colonização Romana, Permanência Islâmica e Período Português, sendo o período islâmico o que consegue uma maior representatividade e importância, constituindo a colecção de cerâmicas um dos maiores núcleos existentes no país.


Ao visitar o Museu Municipal de Arqueologia, estará perante testemunhos de cerca de 8 mil anos de vivência humana na região de Silves.







Museu Municipal de Arqueologia de Silves
Património, Tradição e Cultura

Museus Instalado em edifício anexo à muralha almôada da cidade (da autoria do Arq. Varela Gomes), revela material arqueológico encontrado na região que permite fazer uma "viagem" do Paleolítico ao séc. XVI.

Endereço: Rua da Porta de Loulé 14 - Silves
8300-139 SILVES
Tel.: 282 444 832

Distrito: Faro
Concelho: Silves
Freguesia: Silves



Responsável: Câmara Municipal de Silves

Dia(s) de Encerramento: Segundas

Horário de visita: De Segunda a Sábado, das 09:00 às 18:00.

Nº máximo pessoas por grupo: 50

Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade condicionada

Caracteristicas: Arqueologia, Necessita reserva

Sem comentários: