segunda-feira, setembro 25, 2006

Torre de Quintela em Vila Real vai integrar Museu de Arqueologia

A Torre de Quintela, monumento nacional desde 1910, vai ser transformada num núcleo vivo do Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real (MANVR) onde os visitantes poderão ver práticas agrícolas medievais.


O responsável pelo MARVR, João Silva, disse à Lusa que a Torre de Quintela, construída em meados do século XIII e classificada como monumento nacional em 1910, vai ser alvo de um projecto de qualificação, que será apresentado sexta-feira, dia em que se iniciam as Jornadas Europeias do Património 2006.


Este projecto prevê o arranjo da área envolvente e uma beneficiação do seu interior, que sofreu obras de reparação em 1982. Segundo João Silva, pretende-se adquirir os três terrenos envolventes ao monumento, que serão utilizados como “campo de trabalho onde serão exemplificadas práticas agrícolas medievais, como a vindima ou a apanha de frutas”. “O objectivo é transformar a Torre de Quintela, monumento praticamente desconhecido, num núcleo vivo do MANVR”, frisou. Do projecto consta ainda a informatização do monumento.





Comemorações

A Câmara de Vila Real, através do MANVR, associa-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema “Património... somos nós” que decorrem no próximo fim-de-semana e têm como palco a Torre de Quintela.

Até terça-feira, o museu de Vila Real tem aberto concurso fotográfico intitulado «Torre à Vista», uma acção que pretende divulgar a Torre de Quintela, já que as fotografias deverão obrigatoriamente incluir este monumento, e cujos vencedores serão revelados no sábado.

Na sexta-feira é inaugurada a exposição «Torre de Quintela: lugar de memória – memória de um lugar».

Sem comentários: