quarta-feira, março 14, 2007

Cultura Popular,a Identidade das Nações

Compreender a etnografia para melhor compreender o que é de si próprio. Quem não possui este conhecimento popular não tem em si a sua cultura que lhe é própria. A civilização europeia pregava o seu modo de vida superior porque tem capacidade crítica e autoconsciência de valores como justiça, igualdade e liberdade,valores estes transmitidos pelos antepassados,a sua cultura.


A superioridade é um princípio que marca a ascensão de uma cultura transmitida e preservada sobre uma forma de arte..A arte exalta assim esta beleza do poder do homem europeu.


“O que singulariza a Cultura superior é a possibilidade que ela tem de avaliara si mesma através das suas raízes, é a sua autoconsciência”.


A cultura popular como cultura superior.


Um refúgio para a Cultura Popular são as tradições regionais.O resgate das danças, artesanatos,lendas e culinárias típicas de um povo é,o verdadeiro popular.


De um lado folk e volk serão o pontode partida do vocabulário com que se designará a nova ciência – folklore e volkskunke-, enquanto peuple não se ligará a sufixo nobre para engendar o nome de um saber, mas sim a uma modalização carregada de sentido político e pejorativo: populismo.

E enquanto folk tenderá a recortar-se sobre um topos cronológico, volk o fará sobre um geológico e peuple, sobre um socio-político. Folklore capta antes de tudo um movimento de separação e coexistência entre dois ‘mundos’ culturais: o rural, configurado pela oralidade, as crenças e a arte ingénua, e o urbano, configurado pela escritura, a secularização e a arte refinada.


A meta folclorista é a preservação das tradições típicas. As transformações e mudanças culturais comprometem o popular que tende a ser museu ficado contudo novos usos e significados ganham as práticas culturais quando passam para outras culturas, gerações ou até mesmo entre indivíduos. traços típicos populares são, na realidade, “tradições vivas”, pois mudam e se transformam no tempo adquirindo novos sentidos e significados.


A tradição viva é conscientemente elaborada que passa de geração para geração, que permite individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras.


Quando a tradição e cultura popular é preservada salva-se da morte a própria cultura urbana que sem fundamento ficará se não preservar o que as suas raízes lhe concederam.Todo e qualquer alicerce da cultura moderna subsiste num “vivificar” dos traços etnológicos.



É dever de todo e qualquer um preservar o que dos antepassados foi gerado e conquistado.É a etnografia é a mais genuina identidade popular.


Autor: Serrana (Susiana Pinto)

Sem comentários: