sábado, julho 21, 2007

Cada Um Mais Mentiroso Que O Outro...Não, Existe Liberdade de Expressão...Oh...Bem Vocês Fizeram Pior Que Nós...É Assim A Vida Politica, Uma Novela...

No Programa Estado da Nação:

Mendes lança acusações de falta de liberdade em Portugal

O primeiro-ministro, José Sócrates, refutou hoje as acusações de falta de liberdade em Portugal lançadas por Marques Mendes, e salientou que, ao contrário do líder do PSD, nunca chamou "guerrilheiros" aos que o criticaram dentro do PS.
"Eu nunca me queixei das críticas internas (...) Nunca apelidei os que me criticaram de serem guerrilheiros ao serviço do inimigo, isso nunca fiz", afirmou José Sócrates, citado pela Lusa, no debate que travou com Marques Mendes no Estado da Nação.

O líder do PSD, na sua primeira intervenção no debate que marca o fim da sessão legislativa, considerou que "a nação não vai bem", dizendo que se vive na Administração Pública "um clima de intimidação, perseguição e intolerância"."Há 30 anos que não se via esta atmosfera em Portugal. Assim, a nação não vai bem, porque a nação não vai bem quando a liberdade vai mal", criticou Mendes.

José Sócrates negou estas acusações e garantiu que, com este Governo, "nenhum funcionário será penalizado por delito de opinião", devolvendo as críticas."Ó senhor deputado Marques Mendes, gostava de saber onde está a sua autoridade moral. Lembro-me que foi num Governo onde esteve que o Nobel José Saramago foi censurado num livro e impedido de concorrer a um prémio", frisou Sócrates.

O primeiro-ministro trouxe ainda ao debate outro caso do tempo do Governo PSD/CDS-PP liderado por Durão Barroso, quando o Ministério da Segurança Social e do Trabalho (tutelado por Bagão Félix) "despediu por fax todos os directores regionais da Segurança Social"."Eu não dou lições de liberdade, não admito é que mas dêem", afirmou o primeiro-ministro.

Marques Mendes atacou também o Governo na área económica, considerando que "o país está mais pobre", lembrando que Portugal continua a crescer menos do que a União Europeia."Num único indicador o Governo é um campeão: é um campeão no domínio dos impostos", criticou.
O líder do PSD acusou ainda o executivo socialista de tornar a sociedade portuguesa "mais injusta", lembrando que já são 470.000 os portugueses no desemprego.

Na área da saúde, Marques Mendes deu um exemplo do que considera um caso de "falta de critério e sensibilidade social"."Uma pessoa que parte uma perna e tem de ser internada paga uma taxa moderadora, uma pessoa que vai fazer uma interrupção voluntária da gravidez, que é voluntária, está isenta de taxas", criticou.
Mendes apontou ainda falhas na área da educação, particularizando o caso dos vários erros detectados em exames nacionais."Em matéria de exames, o Governo passa a vida a chumbar e sempre sem pedir desculpa aos portugueses", lamentou.

O primeiro-ministro recusou todas as críticas do líder da oposição, negando a Marques Mendes autoridade para falar de economia."Que autoridade têm os senhores para falar em questões económicas quando tiveram o maior falhanço de sempre nas questões económicas?", questionou.


In Diário Económico

Sem comentários: