quarta-feira, julho 25, 2007

Garbe: Roteiro pelas cidades, vilas e aldeias do Interior.Parte II



Começo o percurso pelo meu lindo Algarve, e primeiramente vou falar da minha Cidade: Silves, Cidade da Prata.

O Concelho de Silves divide-se nas freguesias de: Alcantarilha; Algoz; Armação de Pêra; Pêra; São Bartolomeu de Messines; São Marcos da Serra; Silves; Tunes

Silves ja foi capital do Algarve e possui um dos mais belos castelos da província construídos em grés vermelho da região.
O aspecto de anfiteatro da sua vila dá um ar medieval com as casas colina abaixo desde o Castelo até ao rio Arade.
O sítio é recheado de vestígios arqueológicos como o Largo do Município, o Pelourinho, as Portas da Cidade e os Paços do Concelho. Também se impõe uma visita à Sé Catedral e à Igreja da Misericórdia.
A Cruz de Portugal localizada à saída da cidade em direcção a Enxerim, recorda uma vez mais que a religião católica tem e teve um papel preponderante em todo o país.
A visita ao Museu Municipal de Arqueologia e ao Museu da Cortiça na Fábrica do Inglês, proporciona um local agradável onde assistir a diversos espectáculos especialmente nos meses de Verão tal como a Festa da Cerveja que tem lugar em Julho.
No trajecto até Silves percorremos a grande extensão rural que preenche o segundo maior concelho do Algarve e onde se observa pomares a perder de vista. Este cultivo ancestral deixa no ar o cheiro da flor de laranjeira, perfume inconfundível e tão característico do Algarve.
Na gastronomia, salienta-se o coelho com molho escuro e o bacalhau abafado (receita). Nos doces, experimente o morgado de Silves ou as meias luas.
O Museu Rural da Quinta dos Avós localiza-se no Algoz e proporciona-lhe um ambiente de calma e paz onde pode saborear os deliciosos bolos confeccionados pela anfitriã, podendo ser acompanhados por uma agradável infusão de chá à sua escolha. Saindo de Algoz e na direcção de Messines encontrará o Krazy World, um parque de diversão com piscinas e mini-golf assim como espectáculos de animais e um pequeno zoo. Deixando um pouco a serra, poderá visitar Pêra, uma pequena povoação do concelho, com traços ainda do séc. XIX e inícios do séc. XX. Das suas igrejas, a Paroquial e a de S. Francisco permitem desfrutar de uma magnífica vista sobre o mar e os campos. É junto ao mar que se encontra Armação de Pêra, uma vila hoje essencialmente dedicada ao turismo graças à grandeza das suas praias, como a de Armação e da Praia Grande que são formadas de enorme extensão de areias douradas. Entre Pêra e Algoz decorre de Maio a Setembro a Fiesa, um local de exposição ao ar livre com espantosas construções em areia criadas por artistas do mundo inteiro.


Silves é actualmente uma calma cidade com um pequeno comércio, rodeada pela maior área de cultivo de citrinos de Portugal. Em Silves é também produzida a cortiça a partir da casca da árvore do sobreiro. A Norte dos vales férteis, as colinas cobertas de florestas conduzem à Serra de Monchique. As barragens do Arade e do Funcho são atracções dignas de visita devido à forma como estão bem integradas na paisagem.




Sem comentários: