quinta-feira, outubro 11, 2007

COLÓQUIO SOBRE O ILUSTRE POVO KONII - 27 DE OUTUBRO 2007


Carlos Alberto Basílio Castelo


Nasceu em Lisboa a 5 /Agosto / 1942, vive há 25 anos no Concelho de Lagoa – Algarve.


Investigador arqueológico da Pré e proto-história, epigrafista de inscrições ibéricas e de outros povos da antiguidade.


Actualmente é colaborador de honra de uma equipe de investigação Gallaico-Castellano, com sede em Madrid, que têm como objectivo o levantamento arqueológico e histórico dos povos ibéricos, desde a época Pré e Proto-histórica, assim como inscrições epigráficas de essas épocas remotas de onde vem a língua e escrita dos povos peninsulares.


Carlos Castelo tem sido solicitado por arqueólogos espanhóis em especial por Juan Gil e Manuel Rubio para transliterar inscrições do Sudoeste no território espanhol, que há mais de trinta anos os epigrafistas espanhóis nunca conseguiram traduzir. Entre elas estão duas inscrições de certo relevo; Uma descoberta por Manuel Rubio em Valdecaballeros província de Badajoz, pertencente a um enorme Dólmen com corredor.


Esta inscrição foi publicada pelo mesmo arqueólogo nos XXXI Colóquios Históricos de Extremadura, em 2003, mas, sem a respectiva tradução.


Depois de transliterada por Carlos Castelo, a inscrição se refere a um homem de nome Oise nativo de Icalonscen ( Igaldon ) cerca de Orke ( Almeria ), segundo a inscrição esse homem foi
esquartejado mortalmente.


A outra inscrição de uma Estela encontrada no Castro de Almoroqui, em terras de Trujillo ( Cárceres ) no ano 1971, e publicada pelo Director del Museo Arqueológico de Cárceres, Don Miguel Beltrán Lloris.


Essa inscrição foi dedicada a Akel em ( ibérico ) ou Azel em ( cónio ), como sendo um Konti ( Koniti ), Cuneti em ( grego ) todavia, é diminutivo de Konii ( Conii ).


Podem ver mais de seus trabalhos inéditos escritos em português e traduzidos para o castellano com a colaboração do Director da Soios, Don Marcelino Somoza, na internet no site de “Soios” que já atingiu mais de um milhão de visitantes; ver página História/Konii, endereço: http://www.soios.com/




Local e Hora será aqui colocado.

Sem comentários: