domingo, outubro 28, 2007

FESTAS E FEIRAS TRADICIONAIS - Algarve - Novembro 2007

Magustos Populares pelo Algarve


01/11/2007 a 11/11/2007



Quentinhas e boas!


Chega o Outono e já começa a pairar no ar o cheiro a castanha assada, mas é em Novembro que se festeja o magusto e se faz jus à tradição de comer castanha assada acompanhada de água-pé, vinho novo e jeropiga.




Mantenha viva a tradição, não se esqueça de comer uma castanha assada e beber água-pé para dar as boas vindas aos novos produtos agrícolas do Outono.

Lenda de São Martinho (Martinho de Tours)

Segundo a lenda, quando era ainda soldado, ocorreu o que tornou São Martinho de Tours conhecido em todo o mundo. Ao entrar pelo portal da cidade de Amiens, montado no seu cavalo, deparou-se com um pobre homem praticamente sem roupas (era um inverno muito rigoroso), e ao ver que ninguém o ajudava, mesmo pessoas com muito mais posses que ele, tentou ajudá-lo a proteger-se do frio congelante, para isso cortou a sua manta militar ao meio, o seu único bem real naquele momento, e ofereceu o pedaço ao homem. Na mesma noite teve uma visão na qual vislumbrou a face de Cristo, que estava vestindo a manta dada ao mendigo, e assim São Martinho crê que aquele a quem ajudara era Jesus Cristo.

Em Portugal, a festa de São Martinho é uma celebração religiosa, de origem pagã, de homenagem ao santo conhecido como o "padroeiro dos bêbados"; é a celebração do vinho novo.

São Martinho chegava a ser representado, nas festas em sua homenagem, pela “figura de um beberrão”. O seu dia de comemoração é 11 de novembro, dia da festa em sua homenagem.

Simbolicamente, em algumas regiões de Portugal, na festa do São Martinho o chifre era usado como símbolo da embriaguês e concedido solenemente, como condecoração, a quem mais se tivesse destacado na degustação da bebida; ou era deixado à porta de algum beberrão. O chifre era levado solenemente na procissão pelos “irmãos de são Martinho”.

Provérbios:

"Dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho"
"Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho"
"No dia de São Martinho bebe o vinho e deixa a água para o moinho"


Branco, Cecilia. Revista Lusitana, De um símbolo popular na festa de S. Martinho. Volume I. Livraria Portuense, 1888-1889



Marmelete (Monchique): 1 Novembro Adro da Igreja 15h00


Vai ter lugar no próximo dia 1 de Novembro, no largo junto à Casa do Povo de Marmelete, a 14.ª Edição da Festa da Castanha, uma organização da Freguesia de Marmelete e que conta com a colaboração das Associações vivas da Terra.

Com esta iniciativa pretende-se recordar os magustos tradicionais de castanhas que por esta altura ocorriam na nossa Freguesia e, ao mesmo tempo, promover o nome da Freguesia de Marmelete e do Concelho de Monchique junto dos milhares de pessoas que nos vão visitar.Como trunfo para os nossos visitantes temos o sucesso das treze edições anteriores.

Trata-se, pois, de um evento já conhecido por todo o Algarve e não só, que tem vindo a ser melhorado de ano para ano.

Os magustos, totalmente gratuitos, terão início pelas 15 horas, estando igualmente ao dispor dos visitantes barraquinhas com petiscos da região (porco no espeto, javali, filhós, etc).

Às 18 horas terá lugar a entrega dos DIPLOMAS DE MÉRITO aos melhores alunos da Freguesia, seguindo-se a actuação da TÂNIA E SUAS BAILARINAS.
A partir das 20:00 poderá dar um pezinho de dança (em recinto fechado) ao som do acordeonista FERNANDO PEREIRA.



Alferce (Monchique): 1 Novembro Recinto Junto à Casa do Povo 14h00



Magusto Popular – Alferce


Vai a junta de Freguesia de Alferce assinalar o dia 1 de Novembro, dia de todos o Santos, com a organização do magusto popular de Alferce.


Neste não faltará as castanhas assadas, água pé, mostra de produtos locais e artesanato local e muita animação.


Programa:


11H00 - Abertura da Mostra de Produtos Locais e Artesanato (Tasquinhas)- Aula de IOGA - participação livre (Monitora Ana Marques)


14H00 - Abertura da Exposição de Bordados Casa do Povo de Alferce


15h00 - Baile TELMA SANTOS


18H00 - Animação Musical BROA DE MEL




Paderne (Albufeira): 11 Novembro Praça Comendador António de Libâneo Correia 15h00


Tavira: 11 Novembro Mercado da Ribeira Das 11h00 às 18h00








Feira de São Martinho



Magusto com passeio pedestre em Castro Marim



O Dia de São Martinho vai ser comemorado com castanhas assadas, água-pé e um passeio pedestre pela cumeada de Alta Mora, no concelho de Castro Marim.



O passeio tem início marcado para as 9h30, dia 11 de Novembro, com partida do edifício da antiga Escola Primária de Alta Mora.



O percurso, com cerca de oito quilómetros, vai passar pelos trilhos da Cumeada de Alta, com descida à Ribeira do Beliche e passagem por algumas povoações locais, terminando com um almoço convívio.



Para a parte da tarde, a partir das 14h30, está programado o tradicional Magusto de São Martinho, onde não vão faltar as castanhas assadas, o vinho caseiro, a jeropiga e outros petiscos.



O Rancho Folclórico de Santa Catarina e um baile com Carlos Brito são os elementos musicais convidados para animar a festa.



O Magusto de São Martinho é organizado pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA), com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Odeleite.



Os interessados podem inscrever-se no passeio pedestre na ARCDAA, através do telemóvel 965284657 ou e-mail arcdaa@sapo.pt. A inscrição custa 6 euros e inclui seguro, carro de apoio e almoço.

São Martinho festejado em Moncarapacho

A Casa do Povo de Olhão, com sede em Moncarapacho, está a organizar actividades no âmbito da tradicional época de S. Martinho.
As actividades programadas começam domingo dia 4 de Novembro, pelas 15:00 horas com a abertura ao público, na Casa do Povo, da exposição “Novembro mês do Magusto e do S. Martinho”.
No domingo dia 11 de Novembro, as actividades iniciam-se pelas 15:00 horas com a Festa do Magusto na Casa do Povo.
Pelas 18:00 horas tem início um desfile alusivo ao S. Martinho pelas ruas de Moncarapacho.
Por fim, pelas 19:45 horas vai haver uma peça de teatro com uma reconstituição da lenda de S. Martinho.

Sem comentários: