terça-feira, abril 01, 2008

31 de Março - Quase Um Ano...

Marinho Pinto visita MARIO MACHADO


Segundo o advogado de Mário Machado, Marinho Pinto vai hoje às 14h30 à Judiciária, na Gomes Freire, onde se encontra o recluso.

«Se o vai visitar é porque deve estar preocupado com a situação prisional do arguído e com a justiça da manutenção da prisão preventiva, até porque Marinho Pinto também esteve preso antes do 25 de Abril».

Mário Machado está preso preventivamente a aguardar julgamento pelo crime de discriminação racial e outras infracções conexas, incluindo crime de dano e ofensas à integridade física.

SOL




Comentário mais que oportuno:

Mas afinal como podemos definir um preso político? Será possível ser-se preso político dizendo algo leviano que a maioria diz? Naturalmente que não! É óbvio que ser preso político significa que se está preso por questões político-ideológicas consideradas de carácter «delicado» por quem governa um país. Ou de que se é alvo de uma condenação completamente desmesurada pela infracção cometida. Se alguém insulta outra pessoa não se espera que aguarde julgamento em prisão preventiva. Aliás, ainda há dias o dirigente do partido de extrema-esquerda Bloco de Esquerda foi condenado pelo tribunal a pagar uma indemnização a Alberto João Jardim... por o ter insultado e não consta que tenha passado 12 meses preso preventivamente.

UMA PEQUENA HISTÓRIA...
Há já alguns anos atrás Francisco Louçã e outros correlegionários do então PSR manifestaram-se publicamente frente a um Estabelecimento prisional exigindo a libertação imediata de um preso que eles consideravam político. Exigiam a libertação de alguém que ordenou a execução sumária de vários empresários e agentes da autoridade com um tiro na nuca. Exigiam a libertação imediata de Otelo Saraiva de Carvalho, chefe do sangrento grupo terrorista FP`25 Abril. Poucos meses passou na prisão, Mário Soares encarregou-se de amnistiar este «preso político» que matava quem não pagava o «imposto revolucionário»!
Mário Machado e Vasco Leitão encontram-se presos há 12 meses, não por terem desferido dezenas de tiros na nuca a empresários e polícias para roubarem dinheiro, mas porque são Nacionalistas e porque escrevem dão entrevistas e dizem o que pensam! Se é um disparate para alguns ou se é uma loucura para outros, isso é com cada um! Se o Mário insultou alguém, se deu 1 soco e 2 pontapés a outra pessoa e se passou um sinal vermelho, é completamente irrelevante. Isso e muito mais - principalmente com as leis que temos hoje em dia - não justificaria de maneira nenhuma a prisão preventiva. 2 pesos iguais, 2 medidas muito muito diferentes!

Sem comentários: