segunda-feira, outubro 20, 2008

O Mar...e as suas gentes...

Tavira mostra ligações ao mar

Tavira tem uma forte ligação ao mar e vai mostrar alguns aspectos dessa relação na exposição “Tavira: patrimónios do mar”. Leia aqui.

A exposição “Tavira: patrimónios do mar” é inaugurada no dia 25 de Outubro, às 18h00, e prolonga-se até dia 17 de Junho de 2009, no Palácio da Galeria.

A mostra vai analisar a relação da cidade com o mar, numa perspectiva cronológica, com preocupações informativas e educativas.

A exposição foi desenvolvida a partir de espólios arqueológicos e objectos artísticos, cartas (parietal de 1790, Sande Vasconcellos com 4 metros e projecto de encanamento do Gilão de 1825), mapas, esculturas, ex-votos, modelos tridimensionais e uma peça multimédia.

Os visitantes vão poder observar a descrição das alterações físicas e territoriais provocadas pelas hidrodinâmicas do estuário e as mutações das ilhas-barreira, as mobilidades humanas que levaram à fundação da cidade, a evolução de elementos arquitectónicos, as economias locais, as rotas comerciais entre a Ásia, o Mediterrâneo e o Norte da Europa que marcaram a cidade, as religiosidades marítimas e também as novas funções do mar trazidas pelo século XX.

“Tavira: patrimónios do mar” é uma exposição preparatória do futuro Museu da Cidade que envolveu especialistas de várias formações científicas (geógrafos, arqueólogos, historiadores de arte e urbanismo, sociólogos, arquitectos, maquetistas, cineastas…) e, também, muitos testemunhos de gente ligada ao mar.

Sem comentários: