segunda-feira, abril 06, 2009

Tradição Piscatória

Tradição piscatória recordada em OLHÃO



No fim-de-semana de Páscoa, Olhão vai receber a tradicional Vila de Amêijoas, um evento gastronómico que decorre pelo 12º ano consecutivo.




No Jardim Pescador Olhanense, durante quatro dias (9 a 12 de Abril), os visitantes poderão apreciar, entre outras iguarias, a forma peculiar de confeccionar uma das espécies de bivalves da Ria Formosa: a amêijoa.

Em época de Páscoa, vai recordar-se a tradição dos pescadores olhanenses que, em tempos idos, cozinhavam as amêijoas na pedra.

Estas são dispostas com a boca para baixo, numa chapa ou laje, que tem no centro uma pedra, à volta da qual se vão encostando os bivalves, um a um, fazendo circunferências de dentro para fora. São depois cobertas com caruma dos pinheiros, que se deixa arder. A amêijoa abre com o calor, saindo do seu interior a água que permite perceber que o alimento está cozinhado.

Esta forma original de os olhanenses cozinharem as amêijoas, recordando os seus antepassados, é apenas uma das variadas sugestões gastronómicas apresentadas, sempre com produtos da Ria Formosa, nos quatro dias desta festa, organizada pela Formosa, Cooperativa de Viveiristas da Ria Formosa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Olhão.


Os visitantes podem deslocar-se ao Jardim Pescador no dia 9, das 17h00 às 00h00, e nos dias 10, 11 e 12, das 12h00 às 00h00.

Sem comentários: