sexta-feira, maio 29, 2009

Algarve de Lés a Lés

Via Algarviana inaugurada hoje 


A Via Algarviana, percurso pedestre que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente, é hoje oficialmente inaugurada, tendo o combate à desertificação do interior do Algarve como um dos principais objectivos.
 
algarvana.jpg
Ver Galeria
 

O combate à desertificação do interior através da promoção do Turismo de Natureza é uma das metas da Via, que, segundo a associação ambientalista Almargem, promotora do projecto, visa "levar as pessoas ao interior para fazerem actividades ligadas ao turismo da Natureza".

Com a criação deste percurso pedonal que atravessa o Algarve de uma ponta a outra, pretende-se também "estimular a economia local, levando pessoas a restaurantes, a alojamentos e promovendo o artesanato, de forma a combater a desertificação" do interior algarvio, explicou João Ministro, da Almargem.

A Almargem é a promotora do projecto, cuja primeira fase custou 390.000 euros e foi financiado por fundos comunitários (70 por cento), pelas nove câmaras municipais envolvidas -Alcoutim, Castro Marim, São Brás de Alportel, Tavira, Loulé, Silves, Lagos, Monchique e Vila do Bispo - e pelo Turismo do Algarve (restantes 30 por cento).

A inauguração oficial está marcada para sexta-feira, pelas 17h30, em Barranco do Velho, Loulé, e contará com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, João Faria, do Director Regional de Agricultura e Pescas, Castelão Rodrigues, do Director Regional de Economia, Leite Pereira, e do vice-presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires.

Na inauguração, segundo João Ministro, vai ser lançado "um Guia Interpretativo, que tem os mapas, os contactos dos alojamentos e as informações de como se chega aos locais" e apresentados "um livro e um vídeo promocional" sobre a Via Algarviana.

Apesar de ter delegado a representação no seu vice-presidente, o presidente do Turismo do Algarve, António Pina, considera que esta iniciativa permite que a região diversifique a oferta turística, promovendo a riqueza natural do interior, em complementaridade com o tradicional sol e praia, e se afirme cada vez mais como uma ecoregião.

No âmbito da inauguração da Via Algarviana, vai ainda ser promovida uma degustação de produtos locais, com o objectivo de mostrar ideias inovadoras e originais de gastronomia, com o chefe António Alexandre, representante da Associação Simbiose.


In Observatório do Algarve

Sem comentários: