sexta-feira, maio 29, 2009

A Pobreza de Espirito Na Câmara de Sintra...








Desflorestação na Serra de Sintra 
 

A Tapada D.Fernando II é um espaço florestal situado junto ao Convento dos Capuchos, estando sob a tutela da empresa Parques de Sintra Monte da Lua. Trata-se de uma área de 31 hectares onde existiam exemplares notáveis de árvores centenárias, algumas das quais pertencentes às espécies infestantes (como Acácias e Pitosporos), e que se constituia como um foco de floresta verdadeiramente ímpar.
A Parques de Sintra, que tanto se tem esquecido dos Capuchos (por exemplo), lembrou-se recentemente da Tapada de D.Fernando II, e iniciou trabalhos de «limpeza» daquela mata, arrasando completamente a zona de floresta mais próxima do Convento. Hoje, junto ao estacionamento dos Capuchos (também ele construído depois de arrancadas muitas árvores...) existe uma verdadeira clareira cuja utilização - ao que parece - se destina à criação de uma zona de lazer ajardinada.
A falta de sensibilidade da PSML não tem limites, e se tivermos em conta o exemplo da forma como foi «ajardinada» a zona envolvente dos Capuchos (onde não falta sequer um ridículo lago artificial) ficamos com uma ideia mais ou menos clara acerca das intenções para a pobre Tapada do Rei-Artista.
Pessoalmente não estou com vontade de assistir de braços cruzados a (mais) este crime levado a cabo por uma empresa constituída para... impedir actos desta natureza. E por isso procurarei agir, dentro das minhas possibilidades, para denunciar este caso (e outros).
Penso que todos somos poucos na protecção dos Capuchos e da Tapada de D.Fernando, zonas separadas mas que se influenciam mutuamente, pela proximidade geográfica. Proponho assim que todos os leitores deste texto enviem para o e-mail da PSML (info@parquesdesintra.pt) o seu protesto face à situação em curso nos espaço tutelas por este empresa.
E para que todos possam perceber melhor o que se passa na Tapada de D.Fernando, espero deslocar-me à Serra nos próximos dias, publicando mais tarde aqui no Blog os registos fotográficos da desflorestação pouco criteriosa já concretizada. 


O Blog Serra de Sintra é um espaço individual de opinião, motivado pela vontade de alertar para o estado de avançada degradação do património classificado (e não classificado) da Serra de Sintra. Não se encontra ligado a nenhum movimento organizado, de qualquer tipo de natureza. A Serra é a sua única inspiração e a sua única motivação.
Agradeço desde já contribuições de todos os leitores, bem como críticas e comentários aos textos e imagens publicados.


O endereço de contacto é:
ruivascosilva@gmail.com




PARA DENUNCIAR!


ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PC!
ONDE ESTÁ A ALA PSEUDO- ECOLÓGICA DOS MARXISTAS, OS VERDES!


Sem comentários: