sexta-feira, maio 29, 2009

Sempre atenta...

Passeio de canoa na Ria Formosa este sábado
O Namb – Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve organiza este sábado, 30, a partir das 9:30 horas, um passeio de canoa pelos canais intermareais da Ria Formosa. 

“Vamos poder desfrutar da nossa Ria Formosa, conhecer mais em pormenor a flora e o tipo de sedimentos existentes na Ria, com uma forte componente de convívio e a boa disposição sempre presentes”, refere a organização. 

O passeio, que terá partida a partir do restaurante Faro e Benfica, vai ser orientado pelo docente Duarte Duarte. Mais informações e inscrições em namb.ualg@mail.com.














Barragem do Funcho mais limpa
A barragem do Funcho, no concelho de Silves, é agora um lugar melhor para se estar. 

Numa iniciativa organizada pela associação Extremosul, que habitualmente recorre às margens da barragem do Funcho em muitas das suas actividades, um grupo de vinte pessoas procedeu a uma acção de limpeza das margens da barragem, recolhendo algum do lixo ali depositado. 

Uma iniciativa com vista à promoção da qualidade ambiental e paisagística daquela zona, e ao mesmo tempo um exercício de sensibilização da opinião pública para a importância de manter as margens limpas e aprazíveis para o usufruto de toda a população, esta limpeza teve o apoio da junta de freguesia de S. Bartolomeu de Messines.










Grupo Folclórico de Faro comemora 79º aniversário
As festividades estão marcadas para os dias 9 e 10 de Junho
Cartaz das comemorações do 79º aniversário do Grupo Folclórico de Faro
Elementos do Grupo Folclórico de Faro envolvidos no Cancioneiro
O “Grupo Folclórico de Faro”, o mais antigo grupo de folclore do Algarve, e um dos mais antigos e representativos do país comemora no próximo dia 10 de Junho o 79º aniversário. 

Formado pelos mais habilidosos “bailadores de corridinho e tocadores de harmónio” que animavam os bailes em terras algarvias, nos anos 30, o Grupo Folclórico vai levar então a cabo eventos comemorativos. 

Assim, para marcar o aniversário, no dia 9 de Junho, pelas 22:00 horas, o Grupo Folclórico de Faro apresenta-se num espectáculo em Faro, no palco do Passeio da Doca, totalmente preenchido pelas três vertentes culturais do Grupo: cancioneiro, grupo infantil e grupo adulto. 

No dia seguinte, data oficial do aniversário, o Grupo organiza um almoço-convívio com início às 13h00, dirigido a elementos e apoiantes, no sítio da Jardina, em Faro. 

Nas duas últimas décadas, o Grupo Folclórico de Faro tem sido embaixador da cultura algarvia no mundo, participando em inúmeros festivais de folclore nacionais e internacionais. 

Espanha, França, Marrocos, Canadá, E.U.A., Itália, Brasil, Turquia, Suíça, México, Hungria e República Checa foram alguns dos países visitados pelo Grupo, sendo que a maioria dos convites surgem no âmbito do CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore, organismo internacional ligado à UNESCO. 

A actividade do Grupo estende-se também às pesquisas e exposições etnográficas, ao ensino das danças regionais nas escolas, à organização das “Tardes de Folclore Infantil”, dos “Encontros de Cantares de Boas Festas” e do “FOLKFARO – Folclore Internacional Cidade de Faro”, o maior certame do género realizado a sul do Tejo, certificado como festival CIOFF, e que, este ano, decorrerá de 15 a 23 de Agosto. 

O Grupo Folclórico de Faro, criado em 1930, é uma referência no panorama do Folclore Algarvio, tendo-lhe sido atribuída, em 2002, a Medalha de Ouro da Cidade de Faro.
 

Sem comentários: