domingo, julho 05, 2009

Quem Fala assim Não é Gago.


As próximas palavras não são, nem poderiam ser, separatistas. Sendo algarvio, embora com costelas nortenhas, tal herança impede-me, em consciência, de ter uma visão geográfica míope.

Aliás, como sabemos, embora alguns teimem em não ver/perceber isto, esta região é uma miscelânea social, e nessa diversidade, reside a sua força.

Portanto, feita esta introdução, que impedirá certamente os mais puritanos de me chamarem nomes, e sem querer entrar numa contradição, vamos à moda que impera no Algarve, nomeadamente no recurso tendencioso à pretensa inteligência que vem de fora.

Hoje, as pessoas que nos vêm vender alguma coisa, se forem da grande urbe, leia-se Lisboa, têm sempre uma porta aberta, porque, tal como são rotulados, são pessoas detentoras de uma sabedoria inigualável.

E pronto, lá temos de nos sujeitar a um conjunto de ideias que, muitas vezes, são um flop; reféns de medidas que até seriam bem pensadas se acontecessem noutro lado; votados a realidades que não têm nada a ver com a nossa e, essencialmente, ficamos à mercê de uma certa arrogância de quem se sente acima destes provincianos, ou seja, nós.

Ainda por cima, pagamos a peso de ouro este conjunto de dicas, de façanhas e de propostas que esbarram nos orçamentos apertados que temos.
Não sou contra a aprendizagem com quem sabe.

E, por isso, todos aqueles que vierem acrescentar métodos novos, abrir-nos os horizontes e trabalhar em prol de que esta região seja maior de idade com os seus contributos, tudo bem, assino por baixo.

Estas linhas são fundamentalmente para todas aquelas pessoas que não trazem nada de novo e apenas vendem o facto de terem alguns conhecimentos (que poderíamos fazer também se não tivéssemos a perder tempo com elas); que se sentem acima de todos (e descobrimos que, afinal, não são ninguém de especial nos seus sítios); que são ineficazes ou melhor dizendo, para que não restem dúvidas de semântica, são inúteis.

Senhores decisores, não nos façam de burros e parem de pensar que só os outros são bons. Com essa vossa atitude discriminatória, castrando os qualificados e capazes, só porque não vêm de Lisboa, têm ajudado a denegrir a inteligência que existe no Algarve.

A situação é tão grave que não consigo deixar de me interrogar o propósito de tudo isto. Eu desconfio, claro. Como quem quiser ser franco consigo próprio, também o fará. Só que apesar de muitos concordarmos que esta situação nos é desfavorável, ninguém rema em sentido contrário. Acobardadomo-nos em nome de coisas que não interessam.

Desculpem-me estas palavras, mas ninguém melhor que os algarvios, seja por adopção ou por nascimento, conhece o Algarve e sabe o que deve e pode ser feito aqui.

Precisamos de aprender com quem sabe e não com quem pensa que sabe. Ora, não sendo esta uma qualquer birra literária, nem sequer um manifesto contra quem quer que seja, é antes um grito de revolta contra verdadeiros atestados de estupidez que nos têm sido passados.



*Licenciado em Gestão de Recursos Humanos, http://www.vialgarve.org/, http://sentirescrever.blogspot.com/, vialgarve@gmail.com

29 de Maio de 2009
Nuno Silva


In Barlavento Online


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Concordo com o que foi dito pelo Nuno Silva, e sendo algarvia de gema sinto o mesmo das pessoas da dita Civilização,

Sinto tanto que a criação do meu blog é um feito para mostrar a muito boa gente que o Algarve é tão, ou mais importante, que a Capital.

Falam mal, discriminam, mas lá vão eles todos contentes passar férias para o Algarve. Sinceramente não há paciência para esta gente de nariz empinado.

Os Algarvios são pessoas simples, simpáticas e acolhedoras, as vezes ingénuas demais, pois não têm mau intimo, e deixam-se enganar.

Eu sempre que posso digo umas verdades a essa gentinha que se acha superior, pois infelizmente convivo com elas, e ao estar longe do meu sossegado Algarve, não admito que comam e depois desdenhem. Mas como diz o ditado: "Quem desdenha quer comprar" AHAHAH.


Sem comentários: