quarta-feira, julho 01, 2009

Raridades, Ruralidades e Natureza Mistica

O PASTOR DO VIÇOSO

Depois de visitarmos o Viçoso, descemos o monte e avistámos um enorme rebanho de cabras. Como elas estavam a ocupar uma boa parte do caminho e dirigiam-se na nossa direcção, parámos um pouco para não as assustar e aproveitámos para tirar umas fotos.
O pastor estava debaixo de uma árvore a abrigar-se do calor que se fazia sentir e, ao ver o rebanho a subir o monte, teve de deixar o seu posto para tentar apanhar as cabras que se dispersavam.
Tratava-se do Sr. António Madeira, que vivia em Giões e vinha para ali pastar o seu rebanho, diariamente. A conversa desenrolou-se e acabámos por saber que tinha sido o último habitante do Viçoso.
Há 34 anos, quando faleceu o último membro de uma outra família da aldeia, o Sr. António e a família decidiram mudar-se para Giões, a sede da freguesia, terra da sua esposa, e abandonar o isolamento a que ficariam votados se permanecessem no Viçoso…
E assim fomos informados de que o monte do Viçoso está desabitado há 34 anos, altura em que os montes ainda nem electricidade tinham, pois não se vê um poste ou uma instalação nas casas.
Foi curioso encontrar o Sr. António Madeira, o habitante que migrou para outro local mas que, diariamente, vai pastar o seu gado para as imediações do monte que o viu nascer e onde viveu a maior parte da vida…
Na nossa conversa não ficámos a saber a idade do pastor do Viçoso, mas disse-nos que era da idade do meu avô, que tinha conhecido muito bem, ou seja, andará pelos oitenta e dois ou oitenta e três. O que é de louvar é que, apesar da idade, aparenta estar “viçoso” e continua a adiar o dia da reforma.

Depois da conversa e das cabras novamente sob a sua alçada, o Sr. António voltou para debaixo da árvore, as cabras puseram-se a pastar à sua volta e nós seguimos caminho...


In Blog Um Monte no Interior algarvio Alcaria Alta




Uma Experiência Mágica para partilhar, dar a conhecer...e não se esquecer.

Sem comentários: