sábado, julho 11, 2009

Sintra Encantada!

FESTA DE S. PEDRO E FEIRA DAS CARRAÇAS
12 JUL, 17H30
GRUPO FOLCLÓRICO OS CAMPONESES DE D. MARIA
Local: Almargem do Bispo





11/07/2009

Inseridos na iniciativa Rota das Feiras, começam hoje, entre as 15 e as 20h, os Torneios Medievais a Cavalo, no Largo do Palácio da Vila, em Sintra.

Trata-se de uma recriação histórica que permite uma viagem no tempo, a que não vão faltar competições entre cavaleiros e um acampamento militar.

Esta recriação histórica pretende criar quadros de história viva, contextualizando o Palácio Nacional de Sintra e D. João I, em inícios do Século XV, de modo a que, em espaço próprio, possa dar a conhecer-se a nossa história e os seus momentos mais importantes.

Amanhã, no mesmo horário, prosseguem as recriações de outros tempos e os torneios.







ROTA DAS FEIRAS: SINTRA VIAJA NO TEMPO


Sintra regressa ao passado... gladiadores, jograis, malabaristas, videntes, cuspidores de fogo e artesãos dão corpo à iniciativa “Rota das Feiras”, que teve início a 27 de Junho e que vai prolongar-se durante todo o mês de Julho. Nesta Rota serão recriadas uma Feira Romana, uma Feira Medieval, Torneios Medievais a Cavalo e uma Feira Setecentista.

A Feira Romana, teve lugar a 27 e 28 de Junho, no exterior do Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas. Nela foi recriado todo o ambiente de um mercado romano, onde não faltaram, os diversos ofícios típicos da época, as lutas de gladiadores, um acampamento militar, recriação da vida dos lusitanos e dos romanos, danças acrobáticas romanas, jogos infantis, instruções militares, animação permanente por um grupo musical e espectáculos.

A Feira Medieval decorreu de 3 a 5 de Julho no Largo D. Fernando II, em S. Pedro de Penaferrim. Remontando à época medieval, o Largo da Feira de S. Pedro foi o cenário de três dias de recriação histórica, onde não faltaram espectáculos musicais, de teatro, de artes circenses e vários momentos de animação.
Esta iniciativa, que assume actualmente uma importância indiscutível no que diz respeito à calendarização cultural do concelho de Sintra, contou, como sempre, com a presença de diversos artesãos e comerciantes de Sintra, do resto do País e, também, do estrangeiro, que contribuiram para o ambiente mágico recriado.

Já os Torneios Medievais a Cavalo vão realizar-se nos dias 11 e 12 de Julho (sábado e domingo das 15h00 às 20h00), no Terreiro Rainha D. Amélia, frente ao Palácio Nacional de Sintra.
Os Torneios são uma recriação histórica que permitem uma viagem no tempo. Não vão faltar as competições entre cavaleiros, um acampamento militar com duas tendas, onde podem ver-se os treinos dos cavaleiros e dos homens de armas.
Esta recriação histórica pretende criar quadros de história viva, contextualizando o Palácio Nacional de Sintra e D. João I, em inícios do Século XV, de modo a que, em espaço próprio, possa dar a conhecer-se a nossa história e os seus momentos mais importantes.

Depois, de 17 a 19 de Julho realizar-se-á a Feira Setecentista (sexta-feira das 17h00 às 23h30, sábado e domingo das 15h00 às 23h30), no Largo do Palácio Nacional de Queluz, junto à Pousada D. Maria I.
Tendo como pano de fundo o Palácio Nacional de Queluz, a Feira Setecentista é a recriação de um típico mercado do reinado de D. Maria I, onde a animação é permanente e constante por todo o recinto.
Artesãos e comerciantes nacionais e estrangeiros vão recriar ofícios antigos, em risco de desaparecimento, enquanto legado patrimonial colectivo.
Trata-se de uma excelente oportunidade de viajar à época setecentista, período de apogeu do Palácio de Queluz.


O acesso à Feira Romana, à Feira Medieval, aos Torneios a Cavalo e à Feira Setecentista é livre e gratuito.







Sem comentários: