quarta-feira, agosto 12, 2009

Estudos Históricos sobre o Algarve

Tavira recebe V Seminário de Estudos Históricos sobre o Algarve

Numa iniciativa organizada pela Associação de Estudo e Defesa do Património de Tavira (ADEPTA), com o apoio da Câmara Municipal local, Tavira recebe no próximo dia 15 de Agosto o “V Seminário de Estudos Históricos sobre o Algarve”. Assim, logo pelas 10h00 terá lugar a recepção dos convidados no Palácio da Galeria, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal.

Ás 10h30 será visitada a exposição “Tavira: Patrimónios do Mar”, enquanto às 12h30 será servido um almoço com tertúlia no restaurante Ciclista.

Da parte da tarde, serão abertos os trabalhos, iniciando-se as comunicações na Biblioteca Municipal. Terminadas as comunicações, às 20h00 haverá lugar a uma cerimónia de encerramento, à qual se seguirá um jantar com arraial à volta da piscina do Hotel Vila Galé.

Durante a tarde, para além da exposição documental do arquivo da Câmara Municipal de Tavira, da exposição de Material do Campo Arqueológico de Tavira e da exposição Documental da Academia Lusitânia de Heráldica e Academia de Heráldica do Algarve: Armas Plenas na Heráldica Familiar Algarvia, o seminário será composto por diversas comunicações. Entre elas encontram-se "Os Condes do Rio Grande", que será apresentada por D. Filipe, Conde do Rio Grande, "Para a História da Tavira Medieval e Moderna: Duas Capas Documentais ou Dois Documentos com Capas, por Fernando Correia da Silva, "Divagações Heráldicas, por Segismundo Ramires Pinto e "As Armas do Bispo do Algarve D. José Pereira de Lacerda, da autoria de Óscar Caeiro Pinto. Para além destas, os interessados podem ainda assistir a "Tomaz Cabreira, um Vereador Republicano Antes do Seu Tempo", por Ricardo Pereira Tomás, "Dioses Mediterrâneos em las Costas Atlánticas del Suroeste, de Francisco Gomez Toscano, "A Arqueologia e Tavira - Tavira e a Arqueologia", por Manuel Andrade Maia, "O Grafito Fenício de Tavira", por Maria Pereira Maia e, finalmente, "Um Quadrans de Augusto", comunicação que será realizada por Alexandre Viegas Cesário.

Esta iniciativa conta ainda com a colaboração da Academia Portuguesa de Ex-Libris, da Academia Lusitana de Heráldica, da Associação Portuguesa de Genealogia, do Instituo D. João VI, do Campo Arqueológico de Tavira e da Secção de Genealogia e Heráldica da Sociedade de Geografia de Lisboa. As inscrições e o pedido de mais informações deve ser realizado através do e-mail alexandre.cesario@sapo.pt.

In Região Sul

Sem comentários: