sexta-feira, agosto 28, 2009

Mágico! Rituais falados dos ancestrais Celtiberos



Retirado do blog IBERIA AETERNA

Slania!Tenho aprendido muito com o amigo Marcílio Diniz, principalmente no grupo Reconsceltica, do Yahoo, que ele criou, e em nossas conversas, sobre o idioma dos antigos celtibéricos. Como sempre digo pro povo em nosso círculo: inúmeras são as Iniciações pelas quais passamos em nossa jornada....e aprender Keltiberika tem sido uma jornada iniciática única. Para quem como este que vos tecla, que se encanta com tudo aquilo que possa nos aproximar ainda mais da Sabedoria dos Ancestrais, poder cantar a Eles, aos Deuses de nossa gente, no idioma em que também cantavam, tem sido uma experiência abençoada, sagrada....
Depois de ter utilizado alguns dos hinos, invocações e cânticos que o Marcílio, nosso querido Bardo de Ypuarana, compôs, confesso que fiquei tentado, e me arrisquei a escrever algumas coisinhas também.....rsrs....sempre, CLARO, me reportando a ele, para que me ajude a elucidar onde estou a escorregar na gramática, entre outros...
O saldo disso até agora foram alguns cânticos curtos, espécies de mantras, que tenho utilizado nos ritos do culto doméstico, e no dia-a-dia, com muito êxito. Deixo alguns abaixo:


A todos os Deuses do Povo:

Ios Ollum Deiuum Deiuaumkue
Ansonom Genim
Nos aneseti
Uta nos kalantiseti!


Que Todos os Deuses assim como as Deusas
De nossa Gente
Nos protejam
E nos iluminem!


A Candeberônio, Deus da Luz e do Saber:

Ios Kandeberonios
Ziziseti nos Ueizom
Ekue Nertom Boutimkue
Ios Kandeberonios
Nos kalantiseti
Uta aneseti Trebas Ansom!


Que Candeberônio
Nos dê Sabedoria
Assim como Força e Vitória
Que Candeberônio
Nos ilumine
E proteja a Nossa Casa!



Cântico a Cabar ( Kabaros ), Deus Bode Lusitano, Senhor da Sabedoria e das Bruxas:

Ios Kabaros ziziseti me Britia
Ekue Kailos Ueizomkue
Uta kalantiseti skotunes!

Que Kabaros me dê o Dom de Encantar
Assim como o Presságio e a Sabedoria
E ilumine as trevas!


Cântico a Crouga Magareaigo, Deus ibérico lusitano da destruição e da Magia:

Ios Krougas Magareaigos
Deiuo Ansonas Toutas
Damnati ansonus namatus!
los Krougas Magareaigos
Ziziseti nos Britias
Ekue Kailos Boutimkue!

Que Crouga Magareaigo
Deus de Nossa Tribo
Prenda/amarre nossos inimigos!
Que Crouga Magareaigo
Nos dê o Dom de Encantar
Assim como o Presságio e a Vitória!

Cântico para Badb ( Badimas ) Deusa da Guerra, Senhora dos Corvos de Batalha:


Ios Badimas Katubotuas Rigania
Ziziseti nos Nertom ekue Latus
Boutimkue
Uta Aneseti Trebas Ansom!

Que Badimas Rainha dos Corvos de Batalha
Nos dê Força assim como Vigor e Vitória
E proteja Nossa Casa!


Cântico a Coventina, Deusa Lusitana da Cura e da Saúde:

Ioz Kouenteina Deiua Akuas
Ziziseti nos Iakum
Uta nos iskanti!

Que Coventina Deusa das Águas
Nos dê Cura
E nos lave/purifique!


Em breve postarei mais alguns cânticos no idioma de nossos Ancestrais de Celtibéria.
Ios Deiuum Deiuaumkue nos kalantiseti! ( Que os Deuses assim como as Deusas nos iluminem! ).
Raven Luques McMorrigú.

3 comentários:

Ategina disse...

Que os Deuses que nos iluminam!

Anónimo disse...

Mágico

Raven Luques McMorrigú disse...

Slania tei Atégina!

Fico honrado em ver meu artigo publicado em teu blog, que considero muy importante para o estudo e reflexão acerca das tradições de nossos ancestrais. Aproveito o ensejo para lhe comunicar que as invocações e preces em celtibérico acima postadas passaram por correções, feitas pelo meu amigo Marcílio Diniz, que tem me ajudado muito nos estudos do idioma antigo, e estão dispostas em meu blog IBERIA AETERNA já gramaticalmente mais fiéis. Também aproveito para informar que escrevi dois artigos sobre a tradição folclórica da queimada galega,buscando por suas raízes pagãs e mágicas, incluindo uma versão do conjuro, compostapor mim, onde os Deuses Antigos são invocados no preparo da Poção.

Bendiciones del Cuervo y del Aker...

Matubuta tei

/|\