sábado, outubro 17, 2009

Feira de Castro Verde . Tradição com mais de Quatrocentos anos


sql(


Feira de Castro 2009: dias 17 e 18 de Outubro


A Feira de Castro 2009 acontece este ano nos dias 17 e 18 de Outubro. É a última grande feira do sul, que no terceiro fim-de-semana de Outubro, traz a Castro Verde gente das mais diversas regiões do país.

Instituída por Filipe II, em 1620, a Feira de Castro depressa se transformou na principal feira do sul do país, primeiro de gado, depois de mil e uma mercadorias, manufacturas e produtos da terra, animando o comércio local e regional.

Encerrando, invariavelmente, numa tradição que se perpetua, no terceiro domingo de Outubro, a feira mantém vivos alguns elos com o passado, desde o tradicional arraial de gado à venda dos produtos do pequeno comércio e da indústria familiar, das mantas de lã aos queijos, dos frutos secos aos artefactos da latoaria, das quinquilharias às loiças de barro, das alfaias agrícolas ao mobiliário rústico.

Com o passar dos tempos, a feira acabou por se moldar às exigências do presente e aos ditames da modernidade, tanto no comércio como na indústria do lazer e do divertimento. Porém, continua a mesma no apelo que faz ao convívio, à troca e ao encontro.

No âmbito deste evento secular, a Câmara Municipal de Castro Verde, irá dinamizar ainda um conjunto de iniciativas culturais que procurarão enaltecer o valor deste momento histórico.


Feira de Castro 2009: Actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Conceição de Faro
17/10/2009 


O ritmo trepidante dos corridinhos, os bailes de roda e os despiques marcam mais uma vez presença nesta edição da Feira de Castro, espalhando cor e ritmo pelas ruas de Castro Verde, numa homenagem ao folclore típico do Algarve.


Praça da República. 15h00  







sql(



O Rafeiro vai à Escola: Sessões pedagógicas para alunos do 1º ciclo 


No âmbito do desfile/concurso cinófilo intitulado"O Regresso do Rafeiro à Planície", agendado para o domingo da Feira de Castro, dia 18 de Outubro, realizar-se-ão, em dias distintos, duas acções pedagógicas que têm como intuito sensibilizar as camadas mais jovens da população para esta raça canina portuguesa.

Assim, ontem, 14 de Outubro, o Estádio Municipal 25 de Abril recebeu, entre as 10h00 e as 12h00, os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico para uma acção pedagógica onde os alunos puderam contactar directamente com os animais e aprender mais sobre as suas origens e história.

No dia 20 de Outubro, o Fórum Municipal acolhe, entre as 09h30 e as 12h00, uma Sessão de Esclarecimento sobre Educação Sanitária, orientada pela Dra. Vanessa Plantier.

No dia 18 de Outubro, a Feira de Castro, presta homenagem ao Rafeiro do Alentejo onde, para além do desfile e concurso, haverá ainda espaço para a abordagem de temas relacionados com a raça.

Para mais informações acerca do desfile/concurso contactar:
933 204 980 / 962 773 489

Sem comentários: