domingo, fevereiro 14, 2010

PODENCE - O verdadeiro Carnaval

 


CARNAVAL DE PODENCE
Um carnaval dos diabos
Por:
Humberto Lopes 

Naturalmente os caretos não poupam ninguém

A festa percorre todo o povo
Ninguém está a salvo nem nas janelas mais altas

Todo povo participa  e se diverte
e os mais novos já dão os primeiros paços na iniciação.

Os fatos são coloridos e maufacturados pelos próprios nos quais se inclui uma máscara de madeira ou ferro 
Na festa predomina a alegria e o rito passa pelo acoito e pela chocalho nas costas.




Metamorfoses do diabo 




Não há Entrudo sem tropelias. Em Podence, aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, nada, ou quase nada, detém os bandos de Caretos que todos os anos saem para as ruas em desenfreadas correrias, perseguindo as moçoilas para as “chocalhar”. 


Talvez mais do que em qualquer outro lugar, o carnaval de Podence é uma elegia do movimento. Nos dias grandes da festa — Domingo Gordo e Terça-feira de Carnaval — os Caretos só param para se dessedentar ou para combinarem mais uma investida sobre o Largo da Capela, a pequena praça da aldeia onde a gente do lugar e um punhado de forasteiros curiosos se juntam para assistir ao ritual. E como em todas as culturas e latitudes onde se celebra a funçanata, o mote da agitação está impregnado de um desígnio de licenciosidade, feição que tem pai e mãe na dualidade profana e religiosa da tradição: tanto desvario serve para despedida do Inverno e para anunciar a chegada da Primavera (em Podence, os foliões costumam contar com a benção assídua do sol), por um lado, e, por outro, para marcar (em excessos que supostamente se filiam nas antigas saturnais romanas, festas de homenagem a Saturno, deus das sementeiras) o início da Quaresma, um período de contenção no calendário religioso cristão. 


Recuperar o Careto


As poucas centenas de habitantes de Podence ainda colhem uma parte substancial do seu sustento da actividade agrícola, cereais e castanha, essencialmente, ainda que nos últimos anos a oliveira tenha vindo a ganhar terreno. Nos difíceis anos da agonia do antigo regime e nos que se seguiram à revolução de Abril, a emigração sangrou uma boa parcela da população e o fenómeno teve as suas consequências tanto na dimensão das actividades agrícolas como na garantia de continuidade de tradições como as dos Caretos. Nos anos 70, conta-nos Rui Carneiro, da Associação de Melhoramentos e Festividades de Podence, não deveria haver na aldeia mais do que dois ou três fatos de Caretos. Em meados dos anos 80, com o regresso de alguns emigrados, a tradição das correrias retomou o fôlego antigo — embora “o Careto seja hoje mais manso” — e as ruas da aldeia voltaram a imergir na babel de mais de quarenta figuras endemoninhadas aos saltos por todos os cantos. A antecipar a continuidade da tradição, os Facanitos, crianças vestidas também com os inconfundíveis fatos de retalhos de lã e com máscaras de latão tentam imitá-los com as suas trôpegas e inconsequentes corridas.


Nas festas do Entrudo, é a máscara que confere todo o poder. Às iras dos Caretos endiabrados ninguém se atreve a opôr-se. Apenas as Matrafonas (raparigas disfarçadas de homens, ou vice-versa) são poupadas à sumária justiça carnavalesca, assaz singular no caso da aldeia transmontana: os demónios mascarados lançam-se ao assalto das moças e, encostando-se a elas, ensaiam uma dança um tanto erótica, agitando a cintura e fazendo embater os chocalhos que trazem pendurados contra as ancas das vítimas. Rápido se aprende o que há a fazer: não resistir e deixar o corpo ser levado no balanço do ritual, a única forma de amenizar as nódoas negras. E como a violência de outrora apenas sobrevive nas histórias que os mais velhos gostam de contar — o Sr. Diniz, Careto aposentado com 80 anos, recorda que “os Caretos agora são mais meiguinhos, antigamente puxávamo-lhes pelas barbas...” — , toda a função se leva a cabo entre o alarido festivo dos chocalhos e as risadas divertidas das vítimas. Antigamente, era outra louça. As raparigas apenas saíam à rua furtivamente, já que a punição era brava. O chocalhar ritual, ainda que mais apurado, era só uma parte da pena. Havia também a chuva de cinzas e de outros objectos e dejectos menos nobres, ou ainda a fustigação com uma pele de coelho seca ou uma bexiga de porco previamente “colocada no fumeiro como os salpicões”. Particularmente cruel era o banho de formigas bravas que os Caretos recolhiam em sacos de formigueiros que iam identificando meticulosamente nos campos próximos meses antes. Este costume bárbaro — mas seguramente muito divertido a avaliar pelas gargalhadas prazeirentas dos Caretos que o descrevem  — foi abandonado há muito, mas há alguns anos atrás lembrou-se um Careto de o ressuscitar. Em má hora, que a autoridade paternal a pesado castigo o condenou.


Outras tropelias caídas em desuso incluíam invasões intempestivas das casas e o consequente destempero da paz doméstica, incluindo o virar dos potes que ao lume ferviam o manjar: ficavam os da casa sem comer e partiam os demónios aos gritos em busca de mais vítimas. Um dos Caretos não esconde uma proeza recente: no meio da balbúrdia deu-lhe para partir uma vidraça e assim soltar o fecho da porta: não é que do outro lado se escondia a moça que havia que chocalhar?


Na investida bárbara que faz ecoar por toda a aldeia o alarido dos chocalhos e o tropel surdos dos passos, os Caretos levam tudo pela frente, indistintamente. É um modo de dizer: por detrás da máscara de latão os olhos em fogo procuram muitas vezes, confessam, “as moças mais apetecidas”, as da terra ou as que de fora vêm — ainda que inadvertidamente — para o sacrifício. “É preciso recuperar o Careto mau, se não isto perde a graça”, oiço como uma espécie de aviso e de declaração de que o politicamente correcto aqui como nos contos de fadas pode ter um efeito mortal.


Outras vítimas conformadas destas tropelias são os possidentes das adegas da terra. Reconhecidos pelo bando alucinado, são feitos reféns e arrastados para as ditas onde não lhes é deixada outra alternativa senão a de aliviar a sede aos seus luciferianos raptores. 


O pregão casamenteiro 


Tal como em Lazarim, outra aldeia transmontana, localizada já perto das terras beirãs, ao sul de Lamego, a catarse licenciosa realiza-se também na modalidade verbal. No Domingo Gordo, armam-se os diabos em alcoviteiros e vai de proclamar pelas ruas estremunhadas do povoado os casamentos arquitectados  pela sua engenhosa maldade: “À mais proventa dá-se-lhe o mais atrasado”. Por outras palavras, unem-se acintosamente os opostos. Munidos de um embude — amplo funil que serve para verter o vinho —, enlaçam em fictício noivado rapazes e raparigas de discordantes e inconciliáveis génios e feitios, uma forma de sublinhar publicamente a censura a certas idiossincrasias. Por detrás das janelas, as moças escutam o que lhes coube em sorte e sabem que no dia seguinte não poderão recusar a visita do “noivo”, o qual de manhã cedo lhes há- de “bater à porta para lhes dar um abraço e tomar o pequeno almoço”. Se algum desagrado se gerar nos íntimos mais delicados, manda a tradição que se calem as queixas.


Não costumam  estas farsas prover assunto sério que termine no altar verdadeiro, mas se a fortuna estiver do lado do moço podemos imaginar que lhe põem na mesa prato e alfaias para os manjares de Entrudo. Venham então os enchidos, o salpicão dos ossos, o pé de porco, o “azedo”, bexiga de porco cheia de uma massa semelhante à da alheira, tudo regado com o vigoroso vinho transmontano. Há-de o ímpeto recompor-se com tão farto passadio, o que para o moço, se Careto for, é acha requerida para a fogueira da festa. O dia seguinte, Terça-feira Gorda, mergulhará de novo a aldeia numa vertigem de correrias e travessuras que só acharão o seu termo quando a noite cair e os demónios enfarpelados de fatos de franjas de cores vivas se cansarem de subir varandas, de trepar aos telhados, de ziguezaguearem pelo Largo da Capela e de dançarem uma estranha e breve dança erótica que faz misturar o tilintar das chocalhos com o riso copioso e exuberante das raparigas.















"Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros.
Interrompendo os longos silêncios de cada Inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas."







Entrudo Chocalheiro de Podence

Pregão Casamenteiro
EM DESTAQUE
_____________________________________________________________________________
"NOITE DE MÁSCARA MÁGICA" 
Venha sentir o poder da Máscara! Participe no grande desfile! Sedução e mistério ao rubro!
15 de Fevereiro pelas 22.00 horas - Largo da Igreja - Podence
Animação:
Grupo de Teatro  “Mandrágora”;
Grupo de Gaiteiros “Roncos do Diabo”.

 Reserve já a sua Máscara e Tocha, venha viver uma noite fantástica!




-----------------------------------x------------------------------------




  • Entrudo Chocalheiro 2010 
Venha Visitar o Carnaval mais Tradicional de Portugal
-----------------------------------x------------------------------------




  • Leilão Chocalheiro 
Inscreva-se e sinta o fascínio da Tradição...

Sem comentários: