quinta-feira, abril 08, 2010

Pelos caminhos de Conistorgis

Aventure-se pelas terras de Aljezur, para descobrir para além do peixe… cozinha de fusão feita na grelha.


Pôr-do-sol na Praia da Amoreira - Aljezur
 
Parece nome de aguardente, e o sítio não é inimigo das bebidas alcóolicas, mas tem muito mais para descobrir. Nomeadamente um bar/restaurante, que tem nome estrangeiro mas com donos portugueses, no sítio da Aldeia Velha.


A casa amarela – mais uma vez, o cliché cinematográfico – é um dos pontos que atraem a vista, na antiga estrada nacional que liga Aljezur a Sines, um pouco a norte da vila algarvia e próximo da praia da Amoreira.


E depois de ‘caçada’ a curiosidade do transeunte, não se dá o tempo por mal empregue numa visita às incursões gastronómicas do Bar Chill Out Grill, onde se pode comer algo mais que o tradicional – e óptimo - peixe fresco tão característico da Costa Vicentina.


O sargo, a dourada, ou até o pargo são genuinamente locais, mas o que diferencia esta casa acaba por ser a carne, numa zona tradicionalmente de peixe.


Diga-se que também as entradas são algo fora do comum, para estas paragens, mais dadas às azeitonas ou cenouras de vinagrete. No Chill Out Grill começa-se a viagem com queijo de cabra gratinado com mel e nozes ou antes com doce de framboesa, senão quem sabe umas beringelas gratinadas com pesto e mozarela.


Depois, a carne que vai para o grill, que é como quem diz, a grelha, tem origens transatlânticas, seja do Brasil ou da Argentina, acompanhada de molhos de whisky ou queijo roquefort, pelas mãos de um ex-DJ e da namorada, Miguel Ferro e Dora Gonçalves.


De saída, e aí entram as bebidas, pode vir um ananás grelhado lacado com rum, mel e sumo de lima, ou manga na grelha com mascarpone, rum e canela. Lá está, sendo um bar as bebidas estão bem à mão da criatividade dos autores, numa incursão bem-vinda do Sudoeste Vicentino, com aromas a outras paragens.


-----------------------------------------------------------------------------------------


Alcoutim: Doces d’Avó com direito a “Cuidar de si” 


Alcoutim promove a Feira de Doces d’Avó, a 3 de Abril, no Cais da Vila. A novidade deste ano é o espaço “Cuide de Si”.


 
O espaço “Cuide de Si” vai olhar pela saúde de quem por lá passar ao disponibilizar rastreios à glicémia, colesterol e hipertensão, os maiores responsáveis pelas grandes causas de morte em Portugal – os AVC’s e os enfartes.


Em destaque vão estar também os doces tradicionais da serra algarvia, para provar e comprar.


“Os Folearte”, “Funfarra” e “As Moçoilas” vão animar a Feira, com abertura marcada para as 11h00 e encerramento às 20h00.


Para os petizes há ateliers alusivos há ateliers de “Pinturas de ovos de Páscoa” e “Confecção de Folares”.


'feira' 'gastronomia' 'alcoutim' 'boavida'


-----------------------------------------------------------------------------------


Portimão: “Um dia na pré-história”de volta a Alcalar

No dia 17 de Abril, o Centro Interpretativo de Alcalar é palco da quarta edição da iniciativa “Um dia na pré-história”, que convida as famílias a passarem um sábado diferente, viajando no tempo até ao quotidiano da comunidade local de há cinco mil anos, numa recriação mais uma vez dinamizada pela equipa do Museu de Portimão. Saiba mais NA HORA
[alcalar+1.jpg]

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tavira assinala Dia Nacional dos Moinhos

No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, a Câmara Municipal de Tavira propõe, para dia 07 de Abril, entre as 14h30 e as 17h00, na freguesia de Santo Estêvão (ribeira da Âsseca), a actividade “Do século XVII à actualidade: as moagens dos Moinhos de Água”. Saiba mais NA HORA

Sem comentários: