sexta-feira, abril 09, 2010

S. Brás de Alportel - Sabores do Caldeirão - de 1 a 15 de Abril


Sabores do Caldeirão





Sabores do Caldeirão 







São Brás de Alportel promove sabores do Caldeirão
Evento associado ao conceito de “slow food”




Promover turisticamente o concelho e a gastronomia tradicional, com base na filosofia “Slow Food”, que preserva os ecossistemas e a natureza e protege os produtores locais, é o principal objectivo da quinzena gastronómica “Sabores do Caldeirão” que o município de São Brás de Alportel organiza em vários restaurantes, entre os dias 1 e 15 de Abril.

“Esta promoção da gastronomia é fundamental e o movimento “Slow Food” marca a diferença. Quisemos algo diferente: transmitir às pessoas que queiram vir a São Brás de Alportel o valor que a alimentação local tem. Temos que arranjar algo diferente para nos destacarmos do turismo do Algarve” frisou o edil são-brasense, António Eusébio, aquando da apresentação do evento, no passado dia 27 de Março.

A Casa d’Pasto Adega Nunes, os restaurantes Beira Serra, Fonte da Pedra, Gracianos, Lena, Rocha da Gralheira, Sabores do Campo, Tachinho do Algarve, Vila Velha e Zé dias são os participantes da mostra que vão presentear os visitantes com os sabores da alimentação mediterrânica.

Para além do menu habitual, durante a Quinzena Gastronómica, os restaurantes participantes apresentam uma ementa especial, composta por uma entrada, dois pratos principais, onde não vai faltar a utilização do azeite, das ervas aromáticas e temperos, e uma sobremesa que respeita os valores tradicionais da alimentação mediterrânica, valorizando os produtos da época. Bolo de alfarroba com queijo de cabra e mel, codorniz com mel e tomilho e "cabrito à casa" são algumas das sujestões apresentadas.

Princípios do “Slow Food”

“Temos muitas mostras gastronómicas, mas queremos fazer algo novo e diferente” referiu, na ocasião, Vítor Lamberto, o representante do movimento Slow Food, fundado em 1986 em Itália.

O “Slow Food” tornou-se uma organização internacional sem fins lucrativos em 1989 e é actualmente composto por cerca de mil “convivias” ou células locais do movimento, cuja força reside na sua vasta rede de 80 mil associados.

Com sede internacional em Itália, o “Slow Food” visa conjugar o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. As actividades da associação pretendem defender a biodiversidade na cadeia de distribuição alimentar, ao mesmo tempo que difundem a educação do gosto, aproximando os produtores de consumidores de alimentos excepcionais, através de eventos e iniciativas.

Tendo como contraste o “fast food”, o movimento escolheu o caracol para símbolo do movimento porque se movimenta lentamente e vai comendo calmamente, durante o seu ciclo de vida.

O “Slow Food” encoraja o crescimento do movimento “Slows Cities”, um grupo autónomo de vilas e cidades determinadas a melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, sobretudo no que respeita à alimentação, onde se encontra integrado São Brás de Alportel, desde 2008, a par das cidades algarvias de Lagos, Tavira e Silves.

Escolas aderem à alimentação mediterrânica

A valorização da alimentação mediterrânica tem sido uma das preocupações do município de São Brás de Alportel que tem desenvolvido um vasto trabalho a esse nível, com destaque para o projecto “São Brás à Mesa”, levado a cabo por uma equipa de saúde escolar, elementos do Centro de Saúde local, a Administração de Saúde do Algarve e a colaboração das escolas do concelho.

“Com este projecto mudámos as ementas das cantinas escolares que passaram a ter uma alimentação mediterrânica, desde jardins-de-infância à secundária” frisou na ocasião Filomena Correia, médica de saúde pública e delegada de saúde na coordenação técnica e dinamização do projecto.

Segundo Filomena Correia, o projecto, que no início teve dificuldade em implementar-se, tem sido um sucesso, traduzido no enorme afluxo verificado nas cantinas das escolas do concelho. 






Sem comentários: