quarta-feira, junho 02, 2010

Dia De Portugal

Faro mobiliza-se para o 10 de Junho 
 
Faro está a ultimar os preparativos para acolher as comemorações do 10 de Junho. 30 mil folhetos vão chegar às caixas de correio farenses a convidar população para a festa.
faro_marina.jpg
Ver Galeria
Ainda durante esta semana vão começar a chegar às caixas de correio do concelho de Faro cerca de 30 mil folhetos com a programação completa das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na cidade e dos condicionantes de trânsito que a festa, onde estará presente o Presidente da República, implica.


Segundo Cristóvão Norte, chefe de gabinete da presidência do Município de Faro, a organização pretende que esta festa transmita “a imagem de uma cidade renovada, dinâmica e pujante”, onde é valorizado o envolvimento das associações locais de da população em geral.


As comemorações têm início já no sábado, 5 de Junho, com actividades na baixa da cidade e culminam a 9 e 10 de Junho com as cerimónias oficiais.


O chefe de Gabinete de Macário Correia destaca como eventos nucleares do programa a recepção do corpo diplomático, o banquete solene, a parada militar, uma homenagem ao poeta e pedagogo João de Deus e um concerto oferecido pela autarquia, no dia 9 de Junho, em que a cantora Viviane irá partilhar o palco com bandas militares.


Quanto às condicionantes de trânsito, Cristóvão Norte sublinha os dias 9 e 10 de Junho, “em virtude da presença do senhor Presidente da República”.


“Queremos que Faro seja o ponto de interesse maiúsculo durante esta semana e meia”, conclui.


Recorde-se que Faro foi a cidade escolhida para receber as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no ano em que se comemora o centenário da República Portuguesa.

















-----------------------------------------------------------------------------




FARO: Viviane canta nas festas do Dia de Portugal 

Viviane vai animar as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com um concerto no dia 9 de Junho, na baixa de Faro, onde interpretará temas do novo album. Antes, sobem ao palco bandas militares.
viviane_cantora.jpg
Ver Galeria
Com um novo álbum na calha, Viviane vai apresentar ao vivo, em Faro, alguns dos temas do disco que tem saída prevista para “finais de Setembro, início de Outubro”, contou a cantora ao Observatório do Algarve.


O concerto, marcado para 9 de Junho, no âmbito das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, tem a anteceder a música de bandas militares. “O palco é o mesmo mas não vamos tocar juntos”, esclareceu Viviane que se apresenta acompanhada por novos músicos.


“A digressão deste ano conta com novos músicos, alguns deles são de Faro. Temos Marco Martins no baixo, Sónia Cabrita na bateria, Miguel Drago na guitarra portuguesa, Jorge Caeiro no acordeão e mantém-se o Tó Viegas, mas na guitarra acústica”, referiu.
Quanto ao restante reportório foram eleitos os temas dos dois últimos discos da cantora, “Amores Imperfeitos” e o homónimo “Viviane”.


Novo trabalho mantém sonoridades do acordeão e guitarra portuguesa


Sem querer levantar muito a ‘ponta do véu’ sobre o novo disco, Viviane adiantou que “os temas continuam dentro da mesma linguagem dos trabalhos anteriores”, com destaque para os sons do acordeão e da guitarra portuguesa, este último instrumento conta com o dedilhar de músicos convidados.


No que se refere aos poemas interpretados, a cantora salientou que gosta de escrever os próprios temas mas considera que em Portugal “temos escritores fantásticos” e por isso irá apresentar autores como José Luís Peixoto, Vasco Graça Moura, Ana Hatherly, Alice Branco e Eugénio de Andrade, entre outros.

Sem comentários: